segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Símbolo da luta pela erradicação do trabalho infantil

Símbolo

Catavento 2O Cata-Vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) - utilizado para marcar a luta pela erradicação do trabalho infantil - foi o símbolo escolhido para a Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil. O Cata-vento significa movimento, sinergia, atividade na luta contra o trabalho infantil com uma atitude positiva de ação, de proposta, de solução.

O Cata-vento refletia também o movimento provocado pela Caravana. Esse símbolo - como uma tocha olímpica - deveria passar por todas as unidades da federação, até chegar a Brasília, sendo entregue pelas crianças de um estado às crianças da próxima localidade , e apresentado ao governador, à sociedade e à imprensa local.

Durante a Caravana, novas significações foram agregadas ao Cata-vento, como a necessidade de se entender que o trabalho infantil é um fenômeno multicausal que requer, então, a participação de diversos setores da sociedade, e não somente do governo federal. Também a importância do sentido lúdico, de alegria, que deve estar presente na vida das crianças.


Por Ubetânia Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário